quarta-feira, setembro 20, 2006

Sacolas amigas do verde

A Arco Íris / Arco Flex, fábrica de embalagens de Petrópolis, é a primeira produtora de plástico oxibiodegradável do Rio. Trata-se de sacolas que se degradam rapidamente ao serem descartadas, sem se transformarem em resíduos tóxicos para o meio ambiente.

O processo utilizado é o D2W (degradável em água, na sigla em inglês), criado pela Symphony Plastico Technologies, empresa britânica com ações na Bolsa de Londres, que distribui o aditivo para oxibiodegradação de plásticos mundialmente. A RES Brasil, licenciadora da Symphony no país, já credenciou mais de 60 fábricas, diz Eduardo Van Roost, diretor-superintendente da empresa. Segundo ele, a degradação do produto pode começar em 90 dias. Com o passar do tempo, o plástico se desintegra em pedaços cada vez menores, resultando em água, dióxido de carbono e biomassa.

A produção em Petrópolis nasceu do encontro de duas microempresas. Alexandre Neves, diretor da confecção Watercolour, lamentava não conseguir encomendar o produto por necessitar de pouca quantidade de sacolas. Foi aí que Fábio José Borsatto, da Arco Íris/Arco Flex, entrou na história.

- As sacolas custam hoje 50% mais que as convencionais, mas a diferença pode cair para até 20% - conta Borsatto.

O diretor da Watercolour não se queixa:

- Não encaro como custo, mas como benefício para o meio ambiente - diz Neves.

Em O Globo 15/09/2006

Um comentário:

Anônimo disse...

olá! quero informações para comprar e /ou produzir sacolas oxi-biodegradáveis. poderia me dar maiores imformações? obrigada, clotilde zingali
clozingali@terra.com.br